Microrganismos Eficientes( EM ) (Adubo Biológico)

Microrganismos Eficientes( EM ) (Adubo Biológico)
Também conhecido como EM, é um restaurador biológico de ecossistemas e um acelerador de compostagem. Como principais micro-organismos, possui micorrizas, leveduras, actinomicetos, lactobacilos e bactérias fotossintetizantes. Foi obtido a partir de Floresta de Mata Atlântica – Floresta Ombrófila Densa Montana.

Os micorrizas – fungos que formam simbiose com as plantas – não produzem seu próprio alimento e ao se associarem às raízes das plantas recebem desta os subprodutos da fotossíntese – carboidratos – em troca de água, nutrientes minerais e ácidos orgânicos para as plantas, atuando como ampliadores da área de absorção de nutrientes pelas raízes, protegendo-as também de micro-organismos patogênicos e melhorando a estrutura do solo/substrato.

Ideal para plantas terrestres e um incrível diferencial para as Orquídeas
Também utilizado como cultura de micro-organismos para produção do BOKASHI.

Formas de utilização dos Microrganismos Eficientes:

Na maioria das vezes, o EM deverá ser diluído, podendo ser utilizado de várias formas. A partir da experiência popular há algumas sugestões:

NOS SOLOS E NOS BERÇÁRIOS DE PLANTIO

Cada 1 litro do EM dissolver em 1000 litros de água. Está pronto o EM/solo (solução de aplicação ao solo).Lembrete: a água tratada com cloro deve ser colocada um dia antes em recipiente destampado, por 24 horas. No dia seguinte acrescente o EM. O cloro mata microrganismos.
Molhar bem as leiras. Após a aplicação do EM/solo cobrir as leiras com capim ou palha. Manter o solo úmido. Esperar 7 a 10 dias até o semeio ou o transplante das mudas.
EM pode ser aplicado sobre a cobertura verde do solo, como pastagens, gramados ou plantações.

PULVERIZAÇÃO DAS PLANTAS

A pulverização das plantas é feita com o EM/planta.
Adicione em 100 litros de EM/solo, 1/2 litro de vinagre. Está pronto o EM/planta.
É indicado após a germinação ou em culturas já estabelecidas.
Aplicar via pulverizações foliares ou via regador. Fazer aplicação semanal até melhorar a estrutura do solo ou melhorar a saúde da planta. Depois fazer pulverizações quinzenais. No ano em que se começa a usar o EM, o número de aplicações é maior. Se as condições de crescimento das plantas estiverem em ordem, ano após ano, a frequência pode diminuir.
Pulverizar no período da manhã ou após a chuva.

INOCULAÇÃO DE SEMENTES

Coloque as sementes imersas em solução de EM/solo durante 1 hora. Sementes que absorvem mais água ficam tempo menor. Sementes que absorvem menos água ficam maior tempo imersas.

COMPOSTAGEM

Faça a compostagem dos resíduos como é o costume. Umedecer a leira com a solução EM/solo. O volume a ser aplicado deve equivaler ao volume da água que é costume gastar.

DESCONTAMINAÇÃO DE LAGOAS

Misture 1 litro de EM em 1.000 litros de água a ser tratada.
Observe a água durante 1 a 6 meses. Se necessário repita a aplicação e aguarde o próximo mês.
Ao alcançar os resultados esperados, há necessidade de manutenção do sistema. Aplique mensalmente 1 litro de EM por 10.000 litros de água. Em água corrente também pode ser usado.

SANEAMENTO

Prepare a solução a 5% de EM (5 partes de EM, por 95 partes de água). Pulverize diariamente sobre os resíduos. Em grandes aterros sanitários, o uso de caminhão pipa é fundamental nas aplicações. É recomendável que as pulverizações sejam feitas nas primeiras horas da manhã.

No meio rural, no tratamento dos resíduos de banheiro, a família agrícola pode usar o EM. É opção no tratamento das fossas sépticas.

No meio urbano pode ser aplicado nas caixas de gordura das casas.

Use a proporção de 5% de EM na limpeza das ferramentas e máquinas, e principalmente na lavagem dos caminhões de coleta do lixo.

LIMPEZA DA CASA

A solução de EM pode ser utilizada na limpeza das casas: chão, paredes, azulejos, banheiros, vasos sanitários, ralos (pia e chuveiro), e também na lavagem de roupas. O uso do EM garante limpeza por sua ação antimicrobiana. Não deixa resíduos nem cheiros responsáveis por alergias ou intoxicação. Minimiza o uso de poluidores do ambiente (insustentáveis).

Recomendações:

1) Limpeza de paredes, azulejos e pisos. Coloque 2 colherzinhas de EM em 1 litro de água e misture. Passe essa solução com pano úmido ou com rodo.

2) Gorduras em janelas de vidro. Passe o EM puro com auxílio da bucha. Aguarde alguns minutos. Passe novamente a bucha com água retirando o que ficou.

3) Ralos de pia e de chuveiro. Aplique 1 tampinha de EM diariamente.

4) Vaso sanitário: diluir 1/2 colherzinha de EM em 1/2 litro de água.

5) Limpeza da geladeira: passar pano úmido com EM diluído (1/2 colherzinha em 1 litro de água) nas paredes internas e beiradas. Retira o mau cheiro.

6) Depois de limpar a pia da cozinha, pulverizar o EM (1/2 colherzinha em 1 litro de água). Diminui a incidência de formigas.

7) Lavagem de roupas: 1 colher de sopa em 20 litros de água. Deixar a roupa de molho mais ou menos 2 horas e então enxaguar.

PRODUTO A VENDA COM EXCLUSIVIDADE NA LOJA CELEIRO RURAL SHOP, CLIQUE AQUI PARA COMPRAR OU OBTER MAIORES INFORMAÇÕES. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X